top of page

(Mito) Tosquiar ou não em pleno pico de calor

Atualizado: 21 de mar.



Esta é uma imagem que circula nas redes sociais fazendo passar a informação de que a zona tosquiada do animal está bastante mais quente do que a área que não foi tosquiada!

Na imagem claramente se vê a temperatura da área a amarelo (30.8ºC) mais alta que a área mais avermelhada (24.0ºC), normalmente seguida de todo um texto que refere a importância de não fazer a tosquia porque a pelagem tem a capacidade de controlar a temperatura do animal de uma forma mais eficaz. Esta informação só é verdadeira se verificarmos uma correcta e constante excelente manutenção do pêlo, conseguida apenas com escovagens e higiene regulares e cuidadas do mesmo.


Na verdade (e não discutindo esta a importância do bom estado do pêlo do seu cão ou gato), se em pleno verão eu vestir um casaco de peles, pegar num termómetro e medir a temperatura por cima do mesmo, este estará fresquinho enquanto eu "cozo" lá dentro e isso não será obviamente confortável para ninguém. É o que acontece quando o pêlo cria uma barreira que não permite a dissipação do calor.


Repare que qualquer cão ou gato se torna muito mais activo com uma pelagem curta e bem tratada na altura dos picos quentes do verão, e isso só acontece porque conseguem lidar muito melhor com o calor. Qualquer animal a sofrer ou em risco de golpe de calor se torna muito mais parado e incomodado, situação que pode ser evitada com um corte mais curto.

Se me questionarem se um Golden Retriever ou um Pastor Alemão ou um Serra da Estrela ficam bonitos tosquiados, claro que não.

Mas será preferível penalizar a estética em prole do conforto ou mesmo da saúde do animal?


Nunca deverá pôr o conforto do seu animal de estimação em risco; qualquer cão ou gato pode e deve ser tosquiado se estiver em causa o seu conforto, saúde ou mesmo higiene.



Nelson Ferreira

CCP F670002/2018

Autodidata em Etologia Canina

Solar do Cão e do Gato

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page