top of page

OS GATOS CONSEGUEM VER NO ESCURO?

Os gatos conseguem ver com menos luz que nós, por isso, são vistos muitas vezes a passear pela casa quando as luzes estão apagadas. Mas será que veem sem luz?



De facto, estes animais precisam de luz para ver à noite, ainda que muito pouca, pois a sua visão é excelente para ver sem muita luminosidade.

O olho dos gatos possui uma grande quantidade de bastonetes (responsáveis por captar a luz) e poucos cones, o que permite que tenham uma boa visão noturna e uma ótima visão periférica.


Além disso, possui umas células que formam o tapetum lucidum, localizado na parte de trás dos olhos, que tem como função refletir a luz da imagem recebida na retina. O que lhe permite ver apenas com uma fresta de luz.

Todos nós já vimos que no escuro os olhos dos gatos parecem faróis.tapetum lucidum é responsável pelo brilho dos olhos destes animais durante a noite. O que acontece é que os olhos estão a refletir a luz captada.


No entanto, com total ausência de luz o gato, tal como nós, também não vê.

Os gatos têm outra vantagem. Possuem um ângulo de visão de 200° em comparação com os 180° dos humanos. Uma característica herdada do seu passado de predador.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page